De acordo com os princípios da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, a docência é a base imprescindível da identidade profissional de todo educador. Assim, faz-se necessário traçar o perfil profissional com marco referencial, orientador de todas as decisões a serem tomadas no processo de educação.
- O profissional formado deverá ser um educador, cuja ação traduza a fundamentação básica do movimento humano e do domínio dos conteúdos pedagógicos, científicos e técnicos da Educação Física enquanto ciência.
- O processo educativo, deverá ter como essência, a condução da consolidação de valores ético-político e sócio-culturais na formação do profissional, para que este através da sua atuação, atenda aos interesses da população.
- Ser capaz de atuar nas diversas áreas de ensino Formal e não Formal.
- Ser crítico, criativo, ético e tecnicamente capaz de contribuir para a transformação social.
- Ser capaz de contribuir com o desenvolvimento político - pedagógico da Instituição em que atua, de forma a consolidar o trabalho coletivo e democrático.
- Ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento, relacionando o conhecimento científico e a realidade social.
- Ser capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, na produção de conhecimento e de novas políticas pedagógicas.
- Ser dotado de uma sólida formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo do trabalho e das condições de exercício profissional, pautada no rigor científico, na reflexão filosófica e no princípio ético.
- Perceber a importância da Educação Física Escolar, no ensino formal, considerando-a como disciplina que faz parte do Projeto Pedagógico da escola, estabelecendo um diálogo entre a sua área e as demais disciplinas, relacionando o conhecimento científico e a realidade social.
- Reconhecer a escola como locus de produção de conhecimento, de pesquisa, de discussão, visando a formação de um cidadão crítico, responsável, criativo e autônomo.
- Analisar e discutir os conhecimentos da área de Educação Física, com base nas teorias e correntes que a fundamentam, bem como manter as interfaces com diversas áreas de conhecimento.
- Compreender a função social da escola e o papel do Profissional de Educação Física neste contexto e em diversos campos de atuação.
O estudo e a disseminação de conhecimentos sobre a motricidade humana no processo de promoção e melhoria da qualidade de vida são objetivos preponderantes no curso de Licenciatura Plena em Educação Física.
Preparado e capacitado para a atuação profissional em todos os segmentos da sociedade, o licenciado em Educação Física exerce atividades pertinentes de planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivas, tanto no Ensino Formal como no não Formal, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto às Instituições de Ensino de Educação Básica e Ensino Médio, Públicas e Privadas, bem como em academias, empresas e indústrias, hospitais e clínicas, clubes, casas de repouso, condomínios, hotéis, spas, creches, associações de classes, centros comunitários, empreendimentos particulares e Instituições Públicas para prática da atividade física, recreação e lazer, Instituições Carcerárias, meios de comunicação e residências.
O curso de Licenciatura Plena em Educação Física irá prover condições para que o aluno seja capaz de:
Atuar no Âmbito da Educação Formal e não Formal, em atividades de natureza administrativa, curricular e extra curricular;
Desenvolver a fundamentação básica da ciência do movimento e do domínio dos conteúdos pedagógicos, científicos e técnicos
Vivenciar as etapas de planejamento de atividades esportivas e de lazer, em diferentes níveis e sistemas, ou seja, ensino formal e não formal, como também demonstrar domínio das técnicas e regulamentos das diferentes disciplinas desportivas;
Conhecer as inovações didático - pedagógicas que favoreçam a melhoria da qualidade de ensino de Educação Física;
Conhecer características fundamentais da Educação Física nas dimensões sócio, político e cultural, como meio para construir progressivamente a noção da identidade do mesmo;
Conhecer a diversidade de padrões de saúde, harmonia corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
Conhecer, valorizar, e respeitar a pluralidade de manifestações de cultura corporal;
Adquirir conhecimentos básicos para prevenção, manutenção, recuperação e melhoria da saúde coletiva;
Competências e Habilidades do Formando:
Os formandos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física deverão adquirir as seguintes competências e habilidades:
- Desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente.
- Situar criticamente a intervenção como profissional da Educação Física no contexto societário, tanto numa perspectiva histórica quanto em relação à dinâmica da sociedade atual.
- Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, como foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural das pessoas.
- Conhecimento das perspectivas e abordagens contemporâneas de formação pertinentes e compatíveis com referências nacionais e internacionais, capazes de atuar com qualidade, eficiência, capacidade de tomada de decisão e de resolutividade.
- Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional contínuo.
- Capacidade interpretativa e o domínio dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, tendo em vista, atualização e produção acadêmico-profissional.
- Devem estar aptos a fazer o gerenciamento, administração e orientação dos recursos humanos, das instalações, equipamentos e materiais técnicos, bem como de informação no seu campo de atuação.
- Capacidade de coordenar, planejar, prescrever, ensinar, orientar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, controlar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos de atividades físicas, recreativas, esportivas e de lazer, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria, assessoria e gestão de empreendimentos da área, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos.
- Capacidade de criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho.
- Conhecimentos sobre o ser humano, no que se concerne aos seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
- Domínio da pesquisa e manuseio de instrumentos específicos da Educação Física, com atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção de conhecimento na área e utilização de novas tecnologias.
- Compreensão da natureza social das Instituições, Sistemas e processos, com vistas da Educação Física para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade considerando-se especificamente a realidade brasileira.
- Conhecimentos da atividade física adaptada aos portadores de deficiências, grupos e comunidades especiais.
- Intervir acadêmica e profissionalmente nos campos da promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e proteção da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo e do lazer.
- Capacidade de estabelecer relações entre a Educação Física e outras áreas de conhecimento.
- Compreensão de que a educação deve ter em vista a realização de um projeto pedagógico que se quer construir e do papel do educador no processo de transformação social.
- Conhecimentos filosóficos e sociológicos que consistam na articulação da práxis pedagógicas com as teorias sobre o homem, a sociedade e a técnica.
- Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.
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